Respeito

Que tal um novo exercício? 



Vamos conjugar verbos.  
A escolha de hoje é Respeitar. Verbo transitivo direto.



Já, a palavra respeito é um substantivo masculino, vem do latim respectus, que determina um sentimento positivo e, em sua origem, a palavra significa: olhar outra vez.

Pensando nisso, vale o sacrifício da conjugação.

Eu respeito: O seu modo de pensar. Suas convicções e certezas.

Tu respeitas:  As diferenças e opiniões contrárias.

Ele respeita:  Considera que não existe uma única maneira de ver as coisas e mesmo assim, o diálogo acontece.

Nós respeitamos:  E não precisamos concordar, mas compreender as escolhas .

Vós respeitais: De uma maneira um pouco formal, cuidadosa e solidária.

Eles respeitam:  Que bom seria.  Valorizam o outro e entendem que cada um tem uma história. 

O respeito anda junto com a responsabilidade, a coragem de entender que o diálogo é um exercício. 
Ouvir a voz do outro sem receitas e preconceitos. Sem moralismo, mas com ética.

Respeite.
Que eu possa fazer o que acredito, que eu possa ter sentimentos verdadeiros, que eu possa sorrir e chorar ao mesmo tempo. Que eu decida cantarolar a música, que para você é brega, e que me faz bem.

Respeite.
Se gosto  de chuva e também de sol.  
Se prefiro comer doce e depois salgado, para tirar o gosto. 
Se prefiro salto alto e não tênis. 
Se o filme premiado não me atrai, mas quero passar horas assistindo comédias de sessão da tarde.

Respeite.       
Se meu coração é de pano ou de vidro. Se rasga ou quebra.

A lição que fica, vem de José Saramago:

"O que cada um de nós deve fazer em primeiro lugar, pois não temos outro remédio, é respeitar as nossas próprias convicções, não calar, seja onde for, seja como for, conscientes de que isso não muda nada, mas que ao fazê-lo, pelo menos temos a certeza de que não estamos a mudar".

Comentários

  1. Abraço com muito carinho este levante da boa palavra porque mais do que fazer tocar nossa consciência, abalada atualmente com os temperismos, você nos ajuda a desmoronar as paredes do coração, o que julgo mais eficaz, sempre. Sempre grande Tecris.

    ResponderExcluir
  2. Todo meu respeito ao seu maravilhoso texto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Compartilhar/ Curtir

Fim do pesadelo

Nossa! Daqui a pouco é Natal